domingo, 16 de maio de 2010

RODA DOS ESCARNECEDORES

          Escarnecer significa troçar, zombar, chacotear. Na prática, escarnecedores são todos aqueles que se unem para falar mal dos outros. Se alguém está como ouvinte de uma conversa onde pessoas falam mal de outra pessoa, ainda que o ouvinte não dê sua opinião é conivente com o que estão falando. Eis aí uma roda de escarnecedor. O cristão precisa fugir da aparência do mal. Rir e debochar de alguém, fazer zombaria, maldizer, fazer piada, ridicularizar, tudo isso é abominável para o Senhor.

          Muitas pessoas se sentem tão atraídas a participar dessas rodas que não percebem o quanto estão se afundando cada vez mais. Alguns cristãos não compreendem porque algumas áreas de suas vidas não crescem. É preciso estar atento ao que diz a Palavra de Deus, pois Ele orienta o homem a “examinar” a escritura e não somente ler.
          Antes, o seu prazer está na Lei do Senhor, e na sua lei medita de dia e de noite. (Salmo 1: 2)
          A Palavra de Deus deixa três conselhos práticos para uma vida próspera e muito feliz: Bem-aventurado o homem que não anda no conselho dos ímpios, não se detém no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores. (Salmos 1:1)

1º Não andar no conselho dos ímpios: Uma pessoa de Deus não pode tomar decisões em sua vida segundo o conselho de um ímpio. Em síntese, ser ímpio é todo aquele que rejeita a DEUS e Seus ensinamentos em Sua Palavra. Isso não significa que a pessoa não seja uma pessoa de fé ou de boa índole, porém, não anda segundo a Palavra de Deus e seus ensinamentos, mas segundo sua própria visão.

2º: Não se deter no caminho dos pecadores: Uma pessoa que quer ser bem-sucedida não pode trilhar o caminho dos pecadores. Esse caminho é o da desobediência expressa às ordens de Deus. Pecar é errar o alvo, este é o significado básico da palavra hamartia (pecado), Deus criou o homem e estabeleceu um alvo para que todo ser humano possa alcançar este alvo que é o de ser filho de DEUS.

3º: Não se assentar na roda dos escarnecedores: Existem pessoas que só porque são crentes acham que podem zombar de outros religiosos e de pessoas que não comungam com a sua fé. Erram e pecam pesadamente esses. No livro de Gálatas 6: 7, a Palavra de Deus declara: Não vos enganeis. De Deus não se zomba, pois aquilo que o homem semear, isso também ceifará. O que o verdadeiro cristão precisa é ter uma vida de oração e propósito, estudar a Bíblia e expor a sua mensagem com amor para as pessoas. É o Espírito Santo que tem todo o poder para convencer o pecador, do pecado, da justiça e do juízo.

Fonte: Arca Universal